Grass

Grass

Marcadores

Tutoriais (7)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Importando Dados do Tipo Raster

 

O GRASS-GIS possui suporte à importação de diversos tipos de dados graças as bibliotecas que este programa possui. Entre os tipos de dados que este programa é capaz de importar estão os rasters, que são informações espaciais em formato matricial geralmente codificados em imagens geotiff (*.tif). Os rasters mais comuns são as imagens de satélite e radar.

Neste tutorial, vamos importar uma imagem do satélite LANDSAT 5.

Primeiramente faça o download desta imagem clicando aqui e a descompacte em uma pasta de sua preferência. (você pode utilizar outra imagem, tomando apenas cuidado em informar corretamente o sistema de coordenadas desta).

A imagem deste exemplo possui o DATUM WGS84 e projeção UTM fuso 23 Sul. Portanto será necessário criar uma location com estas definições. Caso tenha dúvida de como criar uma location, leia um tutorial sobre o assunto clicando aqui.

Agora com o GRASS aberto, vá à janela do Gestor de Camadas e acesse o menu Arquivo > Importar dados raster > Formatos de importação comuns. (Você pode acessar este módulo  pelo comando r.in.gdal no console de comandos.)

image

 

Com a janela de importação aberta (figura acima), clique em explorar (browser) na caixa de dialogo file e abra a pasta que você descompactou a imagem e clique no arquivo LANDSAT_5_TM_20***.tif. Agora basta apenas clicar no botão Importar.

Com o arquivo raster importando, este será exibido na tela do MapDisplay e está pronto para ser processado!

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário